Tales of Fealess (ToFo): O MMORPG Indie Desenvolvido por Um Criador Solo

Tales of Fealess (ToFo) é um MMORPG 2D em pixel art, ambientado em um mundo de fantasia medieval. Desenvolvido inteiramente por Naziozeno, o jogo coloca o jogador em um continente invadido por demônios após dois milênios de paz, onde você deve escolher uma raça e classe para ajudar na defesa da humanidade. O grande diferencial do jogo é a variedade de raças e classes, cada uma com seu próprio estilo de jogo, além de sistemas de vida, crafting e PvP intenso, tudo isso dentro de um ambiente rico em missões e exploração.

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Fotos da Gameplay

Raças e Classes

No mundo de ToFo, você pode escolher entre várias raças, como humanos, elfos, orcs, maluks, dracovs e saralos, cada uma com afinidades físicas ou mágicas que definem suas classes. Entre as opções estão DPSs de alvo único, tanques, curandeiros e magos de explosão, proporcionando uma vasta gama de estilos de jogo e táticas​.

Sistemas do Jogo

Tales of Fealess oferece uma ampla variedade de atividades para os jogadores. O sistema de habilidades de vida inclui pesca, mineração, forja, e culinária, enquanto o sistema de guildas permite batalhas épicas em cerco de castelos. Além disso, o jogo inclui raids, dungeons diárias e um sistema de crafting e encantamento de itens, garantindo que sempre haja algo para fazer, seja em PvE ou PvP​.

Entrevista com Naziozeno, Criador de Tales of Fealess

Como você teve a ideia de criar o jogo?

Naziozeno: Eu comecei como hobby com 15 anos, criando jogos no RPG Maker. Meu primeiro MMORPG foi o Neo World, mas com o tempo, eu criei o Tales of Fealess usando a engine Eclipse Origins. Sem saber programar, fui ajustando tudo até conseguir uma boa base de jogadores. Depois, migrei o projeto para a Intersect Engine, onde consegui implementar várias ideias sem precisar de muita programação. O jogo cresceu lentamente, e após vários testes, em 2022, atingimos o maior pico de jogadores.

Há quanto tempo você está desenvolvendo o jogo?

Naziozeno: Eu comecei em 2011, mas foi em 2017 que passei a trabalhar nele de forma constante. Durante esse tempo, passei por altos e baixos, inclusive perdendo arquivos e tendo que refazer muita coisa. De lá para cá, o jogo cresceu muito, tanto em termos de mecânicas quanto em jogadores.

Quais foram as maiores dificuldades durante o desenvolvimento?

Naziozeno: Eu não sabia programar muito bem, então sempre dependi de outras pessoas para me ajudar com sistemas complexos. Além disso, perdi vários arquivos ao longo do tempo, o que atrasou o projeto. Outro desafio foi manter a motivação. Muitas vezes, eu desanimava e parava por meses, mas as ideias sempre me puxavam de volta.

O que você espera para o futuro do Tales of Fealess?

Naziozeno: Minha maior expectativa é que as pessoas joguem e se divirtam. Não espero ficar rico com o jogo, mas quero ver as rivalidades crescendo no PvP e a comunidade se envolvendo. São quase 10 anos de trabalho, e a maior recompensa é ver os jogadores se divertindo com algo que eu criei praticamente sozinho.

Como foi o processo de adaptar o jogo para a Steam e o público internacional?

Naziozeno: A Steam exige que o jogo seja em inglês para servidores internacionais, então eu tive que fazer essa adaptação. Com o recurso das vendas, espero conseguir contratar programadores para implementar um sistema de múltiplos idiomas e servidores, tornando o jogo acessível para uma base de jogadores ainda maior.

O que você destacaria como o melhor momento no desenvolvimento de ToFo?

Naziozeno: Sem dúvida, o cerco ao castelo entre as guildas Home Office e Anarchy. Foi uma batalha intensa que aconteceu durante um dos maiores picos de jogadores. Ver todo mundo envolvido e se divertindo foi algo incrível, e é esse tipo de experiência que eu quero continuar proporcionando aos jogadores.

Considerações Finais

Tales of Fealess é um projeto apaixonante, com uma história de dedicação e resiliência por parte de seu desenvolvedor. O jogo oferece uma experiência rica e variada, desde combates PvP intensos até sistemas complexos de crafting e habilidades de vida. Se você é fã de MMORPGs indie com um toque de nostalgia em 2D, ToFo promete uma experiência única e envolvente.

A Central MMORPG com certeza vai testar o jogo a fundo, jogar algumas horas para podemos trazer uma análise bem profunda ao jogo para vocês leitores, se vocês quiserem adicionar o jogo na lista de desejo da Steam vamos disponibilizar o link abaixo:

Tales of Fearless no Steam (steampowered.com)

E caso queira jogar o jogo agora antes do lançamento na Steam, e participar da Comunidade acesse o discord em: Link do Discord

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